blogresenhabarata

RESENHA RB #8 | Um de nós está mentindo

Olá amores!

Depois de um tempinho longe do blog eis que estou de volta! hehehe As coisas ficaram um pouco corridas no último mês e por isso os posts ficaram de lado. Mas prometo que pelo menos as resenhas voltarão com tudo. Tenho muitaaaaa coisa para compartilhar com vocês. ♥ Vamos lá?

Um de nós está mentindo • Karen McManus • Galera Record, 2018 • 384p. • Ficção juvenil, suspense • E-book • Compre aqui 

download (2)Numa tarde de segunda-feira, cinco estudantes do colégio Bayview entram na sala de detenção: Bronwyn, a gênia, comprometida a estudar em Yale, nunca quebra as regras. Addy, a bela, a perfeita definição da princesa do baile de primavera. Nate, o criminoso, já em liberdade condicional por tráfico de drogas. Cooper, o atleta, astro do time de beisebol. E Simon, o pária, criador do mais famoso app de fofocas da escola. Só que Simon não consegue ir embora. Antes do fim da detenção, ele está morto. E, de acordo com os investigadores, a sua morte não foi acidental. Na segunda, ele morreu. Mas na terça, planejava postar fofocas bem quentes sobre os companheiros de detenção. O que faz os quatro serem suspeitos do seu assassinato. Ou são eles as vítimas perfeitas de um assassino que continua à solta?
Todo mundo tem segredos, certo? O que realmente importa é até onde você iria para proteger os seus.

Eu pirei com esse livro. Ponto.

Eu tenho muitas considerações sobre ele, então talvez a resenha fique um pouco longa demais, rs. Para começar eu desejei esse livro desde que a Nick Mafra, lá do Instagram, falou da versão original dele e que em breve seria lançada no Brasil. Eu não via a hora de lê-lo e, por isso, quando lançou eu acabei adquirindo. Vocês já devem ter notado que não falo muito de lançamentos por aqui, né?! Eu não gosto de ler um livro quando TODO MUNDO está falando dele, meio que perde a magia para mim. Enfim… Nesse caso foi diferente, e não me arrependi nem um pouco. A trama é viciante e eu simplesmente surtava a cada página.

Um de Nós Está Mentindo é um livro de ficção juvenil de suspense. Ele conta a história de 5 adolescentes: Bronwyn, Addy, Nate, Cooper e Simon. A trama discorre a partir do momento em que todos eles estão na detenção da escola e Simon morre após tomar uma água com resquícios de óleo de amendoim – o qual ele era gravemente alérgico. As canetas de adrenalina, que sempre carregava em sua bolsa, não estão mais lá. O professor não está na sala pois saiu para ver se os alunos que sofreram um acidente de carro no estacionamento estão bem. Tudo conspira a favor dos quatro, afinal, eles têm todos os motivos do mundo para odiar Simon.

“Há coisas que são impossíveis de serem desfeitas, não importa o tamanho das boas intenções.”

Simon era dono de um site de fofocas da escola, e já havia acabado com a reputação de muitos alunos por isso. Não interessava o quão cuidadoso alguém fosse ao fazer algo, Simon descobria e destilava veneno. Após a morte dele na segunda, os policiais descobrem que um post estava para ser publicado na terça e que tem os piores podres dos outros quatro alunos.

Bronwyn, a nerd, é a típica garota que não se envolve em problemas. Ela tem um histórico perfeito e cuida da sua irmã que teve câncer por muito tempo. Anjinha, certo?! Addy, no entanto, é a patricinha e eterna princesa da escola. Ela namora Jake, que, apesar de controlar suas relações e roupas, é um namorado perfeito. Só que não. Já Nate é o nosso bad boy. Ele desafia as regras e já foi preso por vender drogas. Tem tudo para ser o suspeito número um, não é?! Por fim, Cooper é nosso atleta de sucesso e que vive à sombra dos desejos do pai, por isso, seu segredo poderá acabar com tudo isso.

“É uma grande reportagem: quatro alunos bonitos e famosos, todos sendo investigados por assassinato. E ninguém é o que parece.”

Os personagem são estereotipados no início da narrativa, é fato. Mas me encantou ver o crescimento de cada um após o crime cometido (confesso que fiquei especialmente apaixonada pelo Nate ♥). O livro intercala em cada ponto de vista, exceto, claro, o de Simon. Todos os jovens tornam-se suspeitos por causa de seus segredos obscuros que seriam publicados um dia após a morte de Simon. O que acontece, no entanto, é que mesmo após isso, alguém começa a publicar os posts de maneira anônima no Tumblr.

O livro flui conforme cada personagem entra na mira de suspeito da polícia, até que eles criam um laço inimaginável de amizade e começam a acreditar que nenhum deles foi o assassino e se unem para tirar a compilação de suas cabeças. Eu criei muitas teorias conforme o livro andava, e confesso que JAMAIS cogitei o verdadeiro assassino. Desconfiei de todos, é óbvio, mas foi incrível desenrolar cada ponto até chegar a quem realmente teve motivos para fazer aquilo.

“Sejamos francos: todo mundo no Colégio Bayview odiava Simon. A diferença é que eu tive coragem suficiente para fazer algo a respeito disso. De nada.”

UDNEM fala de bullying, relacionamento abusivo, superação, força, diversidade, amizade, raiva, vingança. Todos esses sentimentos estão entrelaçados e não nos deixam brecha para respirar. Confesso que li o livro super rápido e não conseguia deixar de pensar nele o dia todo, tentando descobrir quem era o “vilão” da história. Adorei a forma como os adolescente foram relatados, desde suas descobertas até o romance inesperado. O livro me deixou sem palavras e querendo mais, por isso, não tenho nada mais para dizer além de LEIAM!!!

AVALIAÇÃO: ★★★

Me contem nos comentários abaixo se já leram o livro e não esqueçam de seguir @resenhabarata no Instagram para ver fotos autorais. E comprando o livro pelo link clicável do post você ajudará o blog a crescer!

Um beijo e até logo!

✎ O blog Resenha Barata tem como política interna a produção de resenhas autorais ou colaborativas de livros que custam até vinte reais. Apoiamos uma literatura mais acessível financeiramente e objetivamos que o leitor do blog saia satisfeito de duas formas: economizando e lendo uma boa história. Leia mais sobre nossos objetivos na aba “sobre” do blog.
Anúncios

Um comentário em “RESENHA RB #8 | Um de nós está mentindo”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s