Uncategorized

5 quotes de Sejamos Todos Feministas!

Olá amores!

O post de hoje é um especial de quotes do livro Sejamos Todos Feministas da Chimamanda Ngozi Adichie. Confesso que conheci a Chimamanda pela participação dela na música Flawless da Beyoncé (quem mais ama?) e a partir daí fui atrás do seu trabalho. Para minha felicidade encontrei na escritora uma inspiração e fonte de esperança. Hoje conheceremos um pouquinho mais sobre ela e sua obra mais famosa! Vamos lá?

02561_ggSobre a autora: Nasceu em Enugu, na Nigéria, em 1977. Sua obra foi traduzida para mais de trinta línguas e apareceu em inúmeras publicações, entre elas a New Yorker e a Granta. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Orange Prize e o National Book Critics Circle Award. Vive entre a Nigéria e os Estados Unidos.
(Via Companhia das Letras)

 

Sejamos Todos Feministas • Chimamanda Ngozi Adichie • Companhia das Letras, 2015 • 65p. • Biografia • Físico/E-book • Compre aqui

SEJAMOS_TODOS_FEMINISTAS_1505174224414193SK1505174225B
O que significa ser feminista no século XXI? Por que o feminismo é essencial para libertar homens e mulheres? Chimamanda Ngozi Adichie ainda se lembra exatamente do dia em que a chamaram de feminista pela primeira vez. Foi durante uma discussão com seu amigo de infância Okoloma. “Não era um elogio. ‘Percebi pelo tom da voz dele; era como se dissesse: Você apoia o terrorismo!’.” Apesar do tom de desaprovação de Okoloma, Adichie abraçou o termo e – em resposta àqueles que lhe diziam que feministas são infelizes porque nunca se casaram, que são “antiafricanas” e que odeiam homens e maquiagem – começou a se intitular uma “feminista feliz e africana que não odeia homens, e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma, e não para os homens”. Neste ensaio preciso e revelador, Adichie parte de sua experiência pessoal de mulher e nigeriana para mostrar que muito ainda precisa ser feito até que alcancemos a igualdade de gênero. Segundo ela, tal igualdade diz respeito a todos, homens e mulheres, pois será libertadora para todos: meninas poderão assumir sua identidade, ignorando a expectativa alheia, mas também os meninos poderão crescer livres, sem ter que se enquadrar em estereótipos de masculinidade. Sejamos todos feministas é uma adaptação do discurso feito pela autora no TEDx Euston, que conta com mais de 1,5 milhão de visualizações e foi musicado por Beyoncé. A questão de gênero é importante em qualquer canto do mundo. É importante que comecemos a planejar e sonhar um mundo diferente. Um mundo mais justo. Um mundo de homens mais felizes e mulheres mais felizes, mais autênticos consigo mesmos. E é assim que devemos começar: precisamos criar nossas filhas de uma maneira diferente. Também precisamos criar nossos filhos de uma maneira diferente.

Os quotes foram selecionados a partir da leitura que fiz do livro. Há muitos mais que gostaria que vocês conhecessem, por isso, super recomendo a obra! Com uma linguagem direta, a autora nos leva por sua experiência de vida enquanto mulher e relação com o feminismo, um movimento tão importante para a vida das mulheres do mundo inteiro. Tanto para quem é feminista quanto para quem quer conhecer o movimento, a obra é de uma riqueza inestimável.

“Eu tendo a cometer o erro de achar que uma coisa óbvia para mim também é óbvia para todo mundo.”

“Algumas pessoas me perguntam: ‘por que usar a palavra feminista? Por que não dizer que você acredita nos direitos humanos, ou algo parecido?’ Porque seria desonesto. O feminismo faz, obviamente, parte dos direitos humanos de uma forma geral – mas escolher uma expressão vaga como ‘direitos humanos’ é negar a especificidade e particularidade do problema de gênero. Seria uma maneira de fingir que as mulheres não foram excluídas ao longo dos séculos. Seria negar que a questão de gênero tem como alvo as mulheres. Que o problema não é ser humano, mas especificamente um ser humano do sexo feminino.”

“Feminista: uma pessoa que acredita na igualdade social, política e econômica entre os sexos.”

“O problema da questão de gênero é que ela prescreve como devemos ser em vez de reconhecer quem somos. Seríamos bem mais felizes, mais livres para sermos quem realmente somos, se não tivéssemos o peso das expectativas do gênero.”

“Ensinamos as meninas a sentir vergonha. ‘Fecha as pernas, olha o decote’. Nós as fazemos sentir vergonha da condição feminina, elas já nascem culpadas. Elas crescem e se transformam em mulheres que não podem externar seus desejos. Elas se calam, não podem dizer o que realmente pensam, fazem do fingimento uma arte.”

A obra foi também discursada no TEDx Talks e tem mais de cinco milhões de visualizações! Assista abaixo:

(As legendas em português estão habilitadas, é só ativar!)

Não esqueçam de contar para mim nos comentários se já leram a obra e como foi a leitura para vocês. E comprando pelo link clicável no post você estará ajudando o blog a crescer.

Um beijo e até logo!

 

Anúncios

Um comentário em “5 quotes de Sejamos Todos Feministas!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s