blogresenhabarata

RESENHA RB #3 | Sem Vida

Olá amores!

A resenha desta semana é muito especial: vamos falar de Sem Vida da autora Dani Assis. O livro foi escrito lá no Wattpad e hoje é um dos mais vendidos na categoria Romance Contemporâneo na Amazon. Vamos lá?

Sem Vida • Dani Assis • Independente • 352p. • Romance • E-book • Compre aqui 

517Y+u6t59L
A dor da perda é dilacerante. Não existe sentimento mais devastador do que não ter ao seu lado a pessoa amada. Oberon teve sua vida desfeita em questão de minutos. A partir daí, a angústia e o sofrimento pela perda da pessoa que mais amava o transformaram num homem partido em mil pedaços, preso no passado. Mas, quando Agatha surge como um anjo, pouco a pouco ela será capaz de lhe devolver a vida e trazer luz à escuridão que o rodeia. Uma linda história sobre a redescoberta do amor e renascimento daquele que passa por uma das piores dores que um ser humano pode sentir.

 

Sem Vida me tocou de uma forma muito interessante. Apesar de já ter lido uma gama muito diferente de romances, esse livro mexeu comigo de um novo jeito, com algo especial.

A história gira em torno de Oberon e Agatha. Oberon é um homem desesperançoso, que se perdeu em si após a morte da esposa. Ele, fotógrafo por profissão, vive à merce nas ruas, deixando de se cuidar e abandonando amigos e família por não ver mais sentido na vida. Agatha é uma moça jovem, que terminou a faculdade e procura um emprego para continuar pagando aluguel na cidade grande. Com muita alegria, vontade de viver e coragem, ela acaba se tornando assistente no estúdio de Oberon e a partir daí bagunça totalmente a sua falta de vida.

“Diga-me quantos anos podemos viver sem que estejamos de fato vivos? Quanto tempo você acha que um homem pode rastejar pelo mundo e fingir para todos que ainda está bem? Acho que a resposta é para sempre. A receita é simples, mas extremamente dolorosa de preparar. Acordar e sorrir para o espelho e pensar na dádiva que é começar um novo dia. Besteira. Não existe dádiva nenhuma em viver se você só rasteja, embrenhando-se por todo canto desse mundo, procurando arduamente que um dia toda a dor desapareça feito fumaça. É assim, não é?”

Oberon, apesar de carrancudo e fechado pela dor da perda, é um homem que sabe demonstrar gentileza à sua maneira. Confesso que não esperava um crescimento tão gigantesco e aparente do personagem, muito menos suas diversas faces que apareceram depois de me fazê-lo xingar por tratar Agatha tão mal, rs.

Apesar disso, Agatha se mostrou uma personagem morna, que me irritou muitas vezes! E digo sério, pensei em desistir da leitura muitas vezes só por causa da sua insistência. Sim, no fim é essa insistência que traz pontos felizes para a história, mas em certos momentos eu achei ela extremamente mesquinha, uma pessoa que não sabia dar espaço.

A narrativa gira em torno dos dois pontos de vista, e o romance entre os dois é puro furacão. Há muitas dificuldades e traumas a serem superados. Em alguns momentos acreditamos que não dará certo, mas com maestria e pura poesia nas palavras, Dani Assis nos rodopia de volta a paixão acelerada dos dois.

“O tempo cura tudo. Ouvi isso tantas vezes que se ainda hoje alguém repetir essa frase para mim, faço-o engolir cada palavra. Porque o tempo não cura nada, o tempo só faz essa erva daninha aumentar e nos consumir cada vez mais. O tempo até agora só me mostrou que essa conversa retórica é uma baboseira inútil de quem nunca perdeu nada, nem ninguém.”

O que mais me encantou na obra foi o processo de aceitação e superação do Oberon, o foco no amor puro e a escrita realmente poética de Dani. A autora dança com as palavras e nos embala rumo a um final tão doce que é impossível não ser conquistado e não pensar na obra com muito carinho.

AVALIAÇÃO: ★ ★ ★ ★ 

Me contem nos comentários abaixo se já leram o livro e não esqueçam de seguir @resenhabarata no Instagram para ver fotos autorais. E comprando pelo link clicável no post você estará ajudando o blog a crescer.

Um beijo e até logo!

✎ O blog Resenha Barata tem como política interna a produção de resenhas autorais ou colaborativas de livros que custam até vinte reais. Apoiamos uma literatura mais acessível financeiramente e objetivamos que o leitor do blog saia satisfeito de duas formas: economizando e lendo uma boa história. Leia mais sobre nossos objetivos na aba “sobre” do blog.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s